Rua Esmeraldo Tarquinio, 346

Jardim Tapajós - Atibaia SP

CEP: 12945 060

Fone/fax: (11) 4412 9964

Localização e espaço

Índice:

Localização - Mapa do google - Espaço cênico - Espaço das artes visuais- Outros espaços

Localização

O Garatuja está situado na Rua Esmeraldo Tarquínio, 346 – Jardim Tapajós – Atibaia SP - CEP 12945 060. Como ponto de referencia podemos situá-lo em meio a três espaços bastante conhecidos pela população local: o Parque Edmundo Zanoni, onde são realizadas as Festas das Flores e Morangos; o prédio novo da Prefeitura, onde funcionava a antiga ELETRO e a Praça da Ressaca. O acesso pode ser feito pela Avenida Horácio Neto, pela Avenida Jerônimo de Camargo ou ainda pelas Ruas Adolfo André e Dr. Zeferino Alves do Amaral. Da rodoviária partem regularmente ônibus em direção ao terminal da Ressaca, localizada na praça do mesmo nome.

Mapa do google

 

O Garatuja é dividido em dois ambientes, um para as artes corporais e cênicas, e outro para as artes visuais. Ambos com caráter multiuso, que quando não estão em atividades regulares como salas de aula se transformam em locais para exposições, exibições e apresentações.

Espaço cênico

O Espaço Cênico do Garatuja, que chamamos Teatro de Bolso, comporta 40 pessoas e se propõe a receber apresentações de trabalhos experimentais e espetáculos para serem apreciados bem de pertinho. Solos de dança, teatro e música que necessitem ou provoquem a proximidade com os espectadores, são ideais para este espaço. As apresentações acontecem em pequenas temporadas ou várias apresentações num mesmo dia. Da arquibancada pode-se ouvir a respiração dos dançarinos e atores, ouvir um instrumento sem amplificação, ver o suor escorrer pelo rosto. Sua função principal esta voltado as necessidades internas do Garatuja, como abrigar pequenas apresentações semestrais direcionadas aos pais e familiares de alunos, como forma de colocá-los em cena antes de apresentações em espaços maiores. Com o tempo o formato adquirido revelou-se ideal para apresentações alternativas, favorecendo troca e cumplicidade entre público e atores. Com isso os debates e bate papos, realizados no final das apresentações ganham ares de conversa entre amigos, contribuindo de forma efetiva para a formação de públicos qualificados. Além de arquibancada, o Teatro de Bolso conta com piso de madeira, linóleo, infra-estrutura de bastidores, sistema de som e luz. Diversas apresentações ocorreram desde sua construção como: Mostras semestrais de dança; a peça Habitats; teatro de bonecos com a peça Um Dia de Chuva do grupo Caixa de Imagens; a peça Imagem Sonora com Dalgalarrondo e Valéria Franco; o monólogo O Homem da Flor na Boca com Euclides Sandoval; Tudo – canto e voz com Elder Costa; apresentação de dança do ventre com Alika; a peça infantil A carta do Brasil que Caminha não Viu com o grupo EncontrArte; dança contemporânea com o grupo Icatupe da Unicamp; a peça Cinestesias e Parolas com o grupo Terrícolas e Terranteses; e, Adversos peça da Confraria da Dança, entre outras. Aconteceram ainda quatro Mostras Internacionais de Gravura e a exposição fotográfica Memória Caipira de Artur Cole. Exibições videográficas como o Festival do Minuto, Circuito Tela Verde e Ciclo de Estudos Audiovisuais.

Espaço das artes visuais

Também com diferentes usos, essa sala abriga no mezanino laboratório fotográfico analógico e serigráfico. Comporta também uma pequena biblioteca e os equipamentos multimídia de edição e sonorização de vídeo. Na parte inferior está montada a marcenaria, com bancadas, ferramentas elétricas e manuais. Na sala maior esta a prensa de gravura, mapoteca, secadora de papel e mesa de animação. Esse espaço também tem função multiuso, sendo utilizada como espaço extra para as exposições maiores, abrigando mostras paralelas como ocorridas nas Mostras Internacionais de Gravura ou na Exposição do Acervo Lúdico do Garatuja, composta de brinquedos populares de várias partes do Brasil.

Outros espaços

Na parte externa foi montado um espaço separado para a cerâmica. Embora já exista o forno, e demais ferramentas, essa atividade ainda será organizada e colocada em uso futuramente. Há também a secretaria na entrada e um pequeno jardim, com banco e plantas ornamentais.

 

Voltar ao topo